O diagnóstico energético é o primeiro passo para um plano de eficiência energética, pois, sem ele, não é possível traçar estratégias inteligentes para o consumo consciente de energia.
No entanto, para fazer um diagnóstico assertivo, que leve à tomada das melhores decisões, é necessário seguir algumas etapas. Neste conteúdo, você vai entender mais detalhes sobre esse processo.
O conhecimento nesse sentido é extremamente importante, porque ajuda a reduzir custos com energia, aumenta o poder de competitividade da sua empresa no mercado, permite o uso de uma energia limpa, renovável e inesgotável, além de outras vantagens.
Continue sua leitura que explicaremos tudo o que você deve saber sobre esse tema.
O que é o diagnóstico energético?
Primeiramente, é importante reforçar que o diagnóstico energético é o processo de identificação do padrão de consumo de uma empresa.
Desta forma, com o planejamento de ações, é possível ter o melhor aproveitamento de energia.
Além disso, com os dados do diagnóstico, você poderá contribuir com a sustentabilidade, pois o levantamento de informações te dará mais clareza sobre os hábitos de consumo da sua empresa, períodos de desperdícios e custos com energia elétrica.
Quais são os benefícios do diagnóstico energético?
O diagnóstico energético oferece uma série de benefícios e possibilidades para a empresa. Entre eles: definição de estratégias para a economia de recursos, maior eficiência energética, redução do desperdício e conscientização e incentivo à sustentabilidade.
Confira um pouco mais sobre os principais benefícios:
Maior eficiência energética
A eficiência energética na indústria significa diminuir o gasto de energia para produzir a mesma quantidade de produtos. Ou seja, a sua empresa pode usufruir da energia limpa (fotovoltaica) de forma realmente eficiente, com redução de custos e mais economia.
Além disso, usar energia fotovoltaica ajuda a fomentar negócios locais. A sua empresa pode economizar com a conta de energia e usar o dinheiro extra com fornecedores e serviços da cidade onde o negócio está localizado, contribuindo para a abertura de novas vagas de emprego.
Mais clareza nos padrões de consumo da empresa
Vale lembrar que o diagnóstico de energia mostra como é o padrão de consumo de uma empresa. É a partir dessa análise que a empresa pode tomar nota sobre seus próprios custos.
Os dados indicam as maiores demandas de energia (quais máquinas e equipamentos geram mais energia), os motivos de desperdício de energia, as possíveis melhorias, etc.
Sustentabilidade
O diagnóstico de energia mostra os dados de consumo da empresa e, ao mesmo tempo, pode te ajudar a entender como resolver as demandas com energia limpa. Aqui entra em destaque a energia fotovoltaica.
Vale destacar que o Brasilnosso país tem ótima quantidade de horas de incidência solar por dia. Isso mostra, ainda mais, o quanto a energia fotovoltaica pode ser a sua solução.
De qualquer modo, antes da instalação do sistema fotovoltaico, confira qual é a duração média da luz solar na cidade onde a empresa está inserida, além de considerar o quanto de energia a sua empresa precisa por dia.
Maior competitividade
Depois do diagnóstico de energia e da implantação da solução fotovoltaica, você pode gastar menos para vender produtos ou serviços.
A partir disso, já é viável oferecer preços mais baixos aos seus clientes, o que atrai mais público e, consequentemente, torna a sua empresa mais competitiva no mercado.
Melhor previsão de custos
A instalação de um sistema fotovoltaico protege a sua empresa de variações de preços. É preciso pensar que, com o aumento na demanda por energia elétrica e com a redução no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, os preços da energia ficam mais caros.
Já com um sistema de geração própria de energia (fotovoltaica), é possível se blindar parcialmente dessas oscilações. Ou seja, a energia limpa oferece maior previsibilidade e redução de custos.
De fato: com todas essas mudanças de postura, sua empresa terá um maior crescimento, uma vez que a economia proporcionará investimento em outras áreas, e, também, mais competitividade, ganhando mais visibilidade e aceitação no mercado.
Como fazer um diagnóstico energético? Entenda as etapas necessárias
Para a realização desse diagnóstico você precisa seguir certas etapas, como:
1) Faça uma análise completa da instalação de energia na empresa.
2) Documente as oportunidades encontradas de melhoria.
3) Promova ações para que a otimização energética seja alcançada.
4) Liste os recursos necessários para colocar em prática todas as ações.
5) Defina as prioridades.
6) Estudo do local (onde a empresa está instalada) e análise dos dados.
7) Comunicação dos resultados.
Com todos esses passos, você terá uma avaliação minuciosa de todas as instalações da empresa, de modo a identificar todas as falhas em processos e oportunidades de melhoria para o consumo inteligente de energia.
Além disso, no diagnóstico energético, você terá todas as informações de recursos necessários para que seus objetivos de consumo sejam alcançados.
Conclusão
Neste conteúdo, você viu como o diagnóstico energético é importante para o sucesso dos negócios.
A análise leva à identificação do padrão de consumo de uma empresa. Com os dados e planejamento de ações, é possível ter o melhor aproveitamento de energia.
Lembrando que, além da redução de custos, o diagnóstico de energia proporciona:
- maior competitividade da sua empresa no mercado;
- uso de uma energia limpa, renovável e inesgotável;
- maior previsibilidade de gastos;
- clareza sobre o próprio consumo de energia da empresa;
- maior eficiência energética.
Para realizar uma transformação completa em sua empresa, invista em soluções que entreguem uma maior eficiência energética, além de economia, segurança e qualidade comprovada, com a energia solar fotovoltaica da Soluttion.
Entre em contato com a nossa equipe de consultores e solicite uma proposta!