Como fazer o dimensionamento do sistema fotovoltaico da maneira certa?

24 de outubro de 2022

Você já tinha ouvido falar sobre dimensionamento do sistema fotovoltaico? Falar sobre isso é sempre importante, pois a energia fotovoltaica oferece muitos benefícios para empresas e indústrias

Afinal, além de ser uma fonte de energia renovável que não agride o meio ambiente, ela possibilita que os consumidores reduzam drasticamente os custos com suas contas de energia elétrica.

No entanto, vale ressaltar que a eficiência de um sistema fotovoltaico depende de vários fatores. Portanto, é muito importante fazer o dimensionamento do sistema de energia solar antes da instalação em sua empresa.

Você sabe o que é esse dimensionamento e como é feito? 

Antes de começar a usufruir das vantagens, confira neste artigo as informações sobre como isso é feito e algumas dicas para que você não cometa erros que comprometam a eficiência do seu sistema fotovoltaico. 

Continue a leitura e entenda sobre o assunto! 

O que é dimensionamento de energia solar?

O dimensionamento de energia solar pode ser definido como o estudo e a análise das características do local em que o sistema fotovoltaico será instalado, bem como a identificação e a escolha de quais equipamentos deverão ser utilizados para a geração de energia. Ou seja, consiste em planejar a instalação.

É importante ressaltar que o dimensionamento é fundamental para a instalação de qualquer sistema fotovoltaico, uma vez que é através dele que se identifica:

  • o consumo de energia elétrica do local (equipamentos que irão utilizar a energia gerada e modalidade tarifária devem ser analisados com cuidado);
  • quais as características do local onde será instalado o sistema (área disponível para instalação e sombreamento);
  • quais equipamentos serão necessários para a geração de energia fotovoltaica.

Assim, é possível garantir um melhor aproveitamento do espaço disponível em relação às necessidades de consumo de energia e, claro, a máxima eficiência na geração.

Vale ressaltar que o dimensionamento do sistema fotovoltaico (em um projeto) não é uma tarefa simples, porque requer conhecimentos específicos, inclusive em física. Por isso, para garantir o sucesso do investimento, é importante que os estudos e cálculos sejam realizados por profissionais qualificados.

Entretanto, é importante você saber quais os fatores levados em conta no planejamento do sistema fotovoltaico. Continue a leitura e descubra!

Qual a importância do dimensionamento do sistema fotovoltaico?

O posicionamento dos módulos solares, assim como os cálculos a serem realizados referentes aos equipamentos utilizados, interferem diretamente na capacidade de produção de energia solar. Caso o dimensionamento do sistema fotovoltaico seja feito de maneira incorreta, prejudica todo o funcionamento.

Além disso, o mau dimensionamento de sistema fotovoltaico pode comprometer a eficiência e afetar o retorno financeiro do investimento.

É importante observar que existem outros aspectos a serem considerados que afetam diretamente a forma como os cálculos são realizados, como, qual grupo tarifário a sua empresa se enquadra?

No caso empresas enquadrados no grupo tarifário A, que têm demanda contratada, atendidos por tensão superior a 2,3 kV, a geração de energia deve ser suficiente para suprir o consumo dos postos de ponta e fora de ponta.

Dessa forma, no caso da energia solar, onde a energia é gerada no horário fora de ponta, será necessário considerar uma relação entre as tarifas dos postos para abatimento do consumo no período em que a energia é mais cara.

O dimensionamento de energia solar consiste no cálculo e no planejamento dos equipamentos fotovoltaicos que atenderão a sua empresa, além do preparo da localidade para receber o sistema. Esse processo é feito por profissionais habilitados para que a instalação comporte a demanda e seja seguro.

Como é feito o dimensionamento do sistema fotovoltaico?

O dimensionamento de um sistema fotovoltaico leva muitos fatores em consideração, como você pôde conferir até aqui. Portanto, ele é feito em etapas. Para entender cada uma delas, é preciso lembrar de algumas grandezas físicas como:

  • Volt (V): usado para medir tensão;
  • Ampere (A): usado para medir a corrente;
  • Watt (w): Usado para medir a potência, equivalente ao resultado da multiplicação da corrente pela tensão.

Agora que você relembrou algumas unidades básicas de medida fundamentais para projetos de energia solar, confira as etapas para dimensionamento de sistemas fotovoltaicos!

Apuração do consumo diário de energia

Antes de sua empresa implementar um sistema fotovoltaico, você precisa saber quanta energia é consumida diariamente. Para isso, o primeiro passo é listar os aparelhos e máquinas que vão depender do sistema, o consumo de cada equipamento e o período de tempo em que funcionam, ou seja, o número de horas que ficam ligados por dia.

A apuração do consumo diário mostra o quanto de energia (Watts) sua empresa consome. Para isso, os profissionais especializados avaliam as máquinas e equipamentos da empresa. 

A empresa contratada para fazer o dimensionamento do sistema fotovoltaico também pode usar os dados (consumo de máquinas e equipamentos) relativos aos últimos 12 meses. Além disso, também pode ser feita uma visita técnica na empresa, para avaliar o espaço e estrutura do local. 

Depois disso, basta multiplicar o consumo individual pelo horário de funcionamento. Por fim, os valores obtidos devem ser somados. Assim, você poderá entender o consumo diário de energia da sua empresa. Esta é a base para determinar o dimensionamento dos painéis fotovoltaicos.

dimensionamento de sistema fotovoltaico o que é

Dimensionamento do painel solar

Essa etapa consiste em identificar qual será o consumo diário de energia fotovoltaica da empresa (dividido pelo número de horas de insolação onde o painel será instalado). 

Os módulos solares são responsáveis ​​por captar e converter a energia solar em eletricidade. Portanto, é muito importante que o dimensionamento seja feito com cuidado. Afinal, qualquer erro afeta a eficácia do sistema fotovoltaico, a quantidade de energia que está prestes a ser produzida.

No geral, o Brasil tem ótima quantidade de horas de incidência solar por dia. Mas, de qualquer modo, é fundamental avaliar como é a duração da luz solar na cidade e no local onde a empresa está. Além disso, claro, o quanto de energia solar a empresa precisa por dia. 

Outros pontos que devem ser avaliados no dimensionamento do sistema fotovoltaico: 

  • tensão dos painéis fotovoltaicos, porque não é adequado usar painéis com tensões diferentes no mesmo sistema;
  • tensão das baterias, principalmente nos sistemas off-grid, ou seja, nos sistemas autônomos, pois a energia produzida a mais não ficará armazenada na bateria;
  • tecnologia dos módulos.

Dimensionamento do inversor

O inversor é um dos componentes fundamentais de qualquer sistema fotovoltaico, porque a energia elétrica produzida em painéis fotovoltaicos é de corrente contínua (CC) e a maioria dos equipamentos eletrônicos funcionam em corrente alternada (CA).

Portanto, o inversor é o dispositivo responsável por converter a corrente contínua em corrente alternada. Além disso, possui duas outras funções importantes: medir a produção de energia dos painéis e garantir a segurança do sistema.

A instalação do inversor geralmente é feita próximo ao quadro de luz, pois não pode ser exposto à ação do sol, nem à água e ao calor. Para empresas com alta demanda energética, os equipamentos podem ser instalados em locais específicos e destinados para esta finalidade.

Ao escolher um inversor, é importante verificar a potência do dispositivo. Deve ser sempre superior ao consumo de energia dos equipamentos da empresa. Vale lembrar que existem diferentes tipos de inversores e a escolha entre eles deve levar em consideração as necessidades da empresa e as características do sistema fotovoltaico que será instalado.

Vale ressaltar alguns dos cuidados importantes para instalação do sistema fotovoltaico

Defina a região de instalação

Como dissemos, é fundamental avaliar a incidência solar do local onde será usada a energia solar. Essa informação pode ser colhida por meio dos índices solarimétricos — eles mostram qual é a quantidade de Watts gerado por metro quadrado durante um dia. 

Já o equipamento utilizado para saber o nível de incidência solar é o piranômetro. O cálculo deve ser preciso, considerando diferentes horas do dia e as variáveis de geração de energia.

Espaço necessário

Para determinar o espaço necessário para o sistema fotovoltaico, o profissional deve definir qual o modelo e potência do painel fotovoltaico. Com isso, já dá para calcular: altura, largura e quantidade de painéis fotovoltaicos, ou seja, o quanto de espaço é preciso para a instalação. 

Soluções econômicas e sustentáveis é com a Soluttion, clique aqui para saber mais!

Conclusão 

dimensionamento de sistema fotovoltaico como fazer

São muitos os fatores listados nesse artigo que devem ser considerados na hora de fazer o dimensionamento do sistema fotovoltaico, não é mesmo? Como você viu, o sucesso da instalação e do dimensionamento de energia solar requer conhecimento.
A Soluttion Energia Inteligente é uma das maiores empresas de EPC (Engineering-Procurement-Construction) do Brasil. 

Ela oferece experiência completa desde o dimensionamento, instalação de sistemas solares fotovoltaicos até a manutenção e monitoramento do sistema, e suporte contínuo para geração de energia solar fotovoltaica em todo país. 

A Soluttion Energia Inteligente ajudou várias empresas a reduzir significativamente os custos com eletricidade, como também contribuiu na diminuição nas emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, criando um planeta melhor para as gerações futuras, tudo em uma única solução. 

Então, para conhecer melhor os tipos de sistemas fotovoltaicos, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como a Soluttion Energia Inteligente pode ajudar sua empresa a se tornar sustentável e se diferenciar no mercado!

Compartilhe:

Mais Lidas

Empresa Sustentável: como aumentar o crescimento do negócio?

18 de janeiro de 2022

Conheça 5 maneiras de economizar com o uso de energia solar

20 de janeiro de 2022

Bem-vindo ao nosso novo site Soluttion

29 de abril de 2022

Água mineral Lindoya Verão é escolhida como a primeira a chegar à lua pela NASA

9 de maio de 2022

Soluttion marca presença na inauguração da nova fábrica da BYD Brasil

10 de maio de 2022

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday